Você é bem vindo ao meu cantinho, aqui estarei postando meus trabalhos em crochê, e também lindos trabalhos das revistas e também da net, com seus devidos créditos.
Quero que estejam a vontade para copiar o que lhes agradam, mas não esqueçam de deixar seu comentário, ficarei muito feliz.
Algumas imagens são retiradas da internet, caso você tenha algum direito sobre elas, entre em contato comigo, e colocarei os devidos créditos ou retirarei do blog.
Obrigada.

sábado, 11 de agosto de 2012

Tutorial de costura: como fazer um taleigo

Achei uma ideia muito legal; peguei do site bananacraft

Um tutorial perfeito, ensinando a costurar um taleigo. Sim, os famosos sacos de pano portugueses. Que podem servir desde para guardar pão, sapatos, tesouros ou até para embalagem de presente. Olha só que passo a passo mais bacana!
“Os taleigos podem ter dimensões bastante variadas, dependendo do que se pretende guardar neles, e ser costurados a partir de um único tecido ou com reaproveitamento de retalhos. Neste tutorial, estou combinando um tecido liso para a barra e um floral para a parte de cima. Mas usem a criatividade de vocês e façam o que a imaginação mandar. Mãos à obra?
Além do material básico de costura e patchwork, providenciem cerca de 1,10 m de cordão ou barbante grosso.
Para um saquinho com tamanho ideal para acomodar 2 DVDs, vocês vão precisar de 4 retângulos de algodão medindo 8” x 14”, sendo dois deles para a parte externa e os outros dois para o forro.
Sobreponham uma das partes externas e o forro, direito com direito, alfinetem e costurem a parte superior de ambos com margem de ¼”.
Façam o mesmo com os tecidos restantes, abram e passem a ferro. Quando as duas partes forem sobrepostas, direito com direito, vocês deverão uni-las com margem de ¼”, conforme o esquema a seguir.
Reforcem o início e o final de cada linha retrocedendo alguns pontos e deixem uma abertura de aproximadamente 3” no fundo do forro para virar a peça mais adiante. Cortem os cantinhos, mas tomem cuidado para não desmanchar a interseção das costuras.
Passem a ferro novamente, para abrir as margens de costura das laterais e dos fundos.

Puxem a parte externa do taleigo pelo fundo do forro, virem o forro para o direito, empurrem os cantinhos com o auxílio de uma agulha de tricô ou a ponta de uma tesoura e fechem a abertura com pontos invisíveis.
Feito isso, coloquem o forro para dentro do taleigo e passem a ferro.
Meçam 1 ¼” a partir da boca do saquinho e risquem com lápis ou caneta com tinta evanescente ou solúvel em água. Em seguida, risquem outra linha a ¾” da primeira. Façam o mesmo do outro lado.
Caso vocês tenham uma máquina com braço livre, encaixem o taleigo e costurem à volta toda, seguindo as duas linhas desenhadas. Do contrário, virem o taleigo –  deixando o forro para o lado de fora – e costurem sobre as linhas.
Usem um abridor de casas para desmanchar os pontinhos perpendiculares entre as duas costuras. Cuidado para não cortar o tecido e façam isso apenas na parte externa.

Prendam um alfinete de segurança na ponta de um dos barbantes e empurre-o para dentro do túnel, dando a volta e saindo pelo mesmo orifício. Repitam o processo com o outro barbante, mas entrando e saindo pela outra abertura lateral.

Agora, basta dar um nó em cada uma das pontas e puxar os cordões para fechar o taleigo.


Espero que tenham gostado do tutorial e, se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para fazer perguntas.
E uma advertência… Costurar taleigos é extremamente viciante! (rs) Eu já fiz vários e eles são a minha embalagem de presente favorita. Basta colocar os objetos dentro, puxar os barbantes e pronto! Se quiserem, podem bordar sobre eles ou aplicar rendas, fuxicos, sianinhas etc.
Caso se aventurarem a fazê-los, me mandem as fotos ou links para que eu possa ver o que vocês criaram. Vou aguardar ansiosa!





Nenhum comentário:

Postar um comentário